Nosso comitê será o onu mulheres, um comitê voltado para prosperar o feminismo
mundialmente e tentar destruir táticas machistas de dominação sobre a mulher, sendo este o
terceiro ano seguido que esse comitê está presente no cids, e iremos focar na parte de como a
mulher é retratada tanto pela mídia global dentro de cada país respectivamente.
Por ser um movimento tão grande e abrangente, ele é dividido em vertentes, como
feminismo negro ou o feminismo marxista, e todos eles serão discutidos, bem como sua importância
no mundo atual.
          Pegando um gancho da mídia , será discutido se a visão e o papel da mulher que existe
atualmente está certo, errado ou incompleto dentro do aceito pelo movimento feminista.
Outro assunto que será discutido é sobre como a violência contra mulher é um problema em
vários lugares e como se deve tratar desse assunto polêmico, já que cada região do mundo julga a
questão do feminicídio e da agressão de formas diferentes umas das outras.

DIRETORES

João Vitor

Pedro H. Morais

Isabella Bonsanto

Dossiê

Guia de Estudos

"Mulheres na Mídia"

No dia 10 de abril, ocorreu, no Sistema Pedagógico Semear, o primeiro workshop preparatório para o CIDS 2019. A palestra foi ministrada pela professora de química Maíra Viterbo e o evento foi direcionado aos alunos do comitê ONU mulheres, cujo tema era: A imagem da mulher na mídia.

A educadora apresentou o lado mais feminista do movimento articulado por mulheres. Mostrou como é a situação delas na sociedade e como são os veículos de comunicação de massa. Além disso, a professora Maíra explicou um pouco sobre a padronização imposta pela mídia através da comunicação, e quais são as suas consequências. Ela relatou também como a mulher é mencionada nas propagandas, muitas vezes como um produto, usada para chamar a atenção, sendo o objetivo dessas ações demostrar como essas publicidades não vendem somente as mercadorias, vendem também os valores e as imagens da mulher. Ela apresentou dados que mostram como apenas 10% dos criadores dessas propagandas são mulheres e somente 65% das mulheres se identificam com a forma como são retratadas pela publicidade.  Constatando, assim, como a mídia enxerga a mulher, e o porquê de tudo isso ocorrer com frequência.

Com o fim da palestra, resta aguardar a chegada de mais alguns workshops, para que as datas das grandiosas simulações possam chegar. Nessas ocasiões, constataremos o desempenho e o que os alunos, efetivamente, aprenderam com a preparação.

Redação: Ágora News

Amanda Nunes e Maria Eduarda Assis

"Presença das mulheres no meio virtual e nos E-sports".

Os alunos do comitê ONU Mulheres participaram do segundo workshop preparatório para o CIDS 2019, na quarta-feira (15/05), palestrado pelo professor de Biologia e coordenador Pedro Ivo. Ele abordou como tema principal as “Leis cibernéticas contra o assédio virtual e preconceito com as mulheres nos e-sports”.

Sua palestra teve início com a explicação do que são crimes cibernéticos; onde são considerados crimes; e infrações que possuem ligação com os meios eletrônicos como a tentativa de invasão para coletar dados pessoais, destruí-los ou até mesmo serem utilizados de má-fé. Acontecimentos como estes podem levar à prisão e à cobrança de multas. A liberdade de expressão também foi um tema bastante abordado, deixou-se bem claro, para os alunos, que as mesmas regras de convivência entre as pessoas aplicam-se nas relações no âmbito da internet.

Em outro momento da palestra, o preconceito contra as mulheres nos e-sports ganhou destaque. Já que, recentemente, um caso de machismo ocorreu no jogo League of Legends (LOL) e fez com que tal tema ganhasse mais evidência na comunidade nerd. No Brasil, o regulamento do LOL proíbe ofensas, discursos de ódio, assédio sexual e, portanto, a desenvolvedora do jogo alerta que, caso essas manifestações ocorram, os jogadores podem ser punidos com desde uma advertência verbal até a desclassificação de eventos futuros ou banimento do cenário competitivo do League of Legends.

Ate o final da palestra, muitas perguntas foram feitas, dúvidas foram tiradas e os delegados sentem-se, cada vez mais, preparados e ansiosos para o dia dos debates que se aproximam.

Redação: Ágora News