Proposta Pedagógica

O Sistema Pedagógico Semear acredita que a Escola deve ser um espaço de AÇÃO PEDAGÓGICA; preocupado com os princípios de uma educação libertadora, contextualizada e problematizadora, dialogal, que ajude o aluno a se desenvolver, a se descobrir, tornando-se cada vez mais independente e criativo.

As nossas ações pedagógicas estão sempre voltadas para a realidade, valorizando as manifestações individuais e sociais, isto é, levando em consideração o desabrochar de cada um (diferenças individuais) bem como as experiências pessoais e os valores das “vivências” em grupo.

O conjunto de ações deverá influenciar e conduzir à SOCIALIZAÇÃO, marcada pelo respeito entre todos, promovendo cada vez mais a confiança e a participação da família no processo educacional e na vida da escola.
Numa dinâmica envolvente, voltada para o crescimento global, os temas e assuntos propostos serão trabalhados sob a forma de projetos, através dos quais atingiremos os conteúdos propostos.

Respeitando etapas e valorizando o lúdico, queremos despertar no aluno o gosto pelo saber, pela descoberta na construção do conhecimento.
          A construção do conhecimento não se dá de forma mágica ou estanque. É um processo que vai da observação à apropriação, do sentir ao experimentar, da elaboração ao domínio.

Cabe à escola oferecer estímulos, provocar o interesse, valorizar experiências, para que ocorra a construção de novos conhecimentos, de forma prazerosa e alegre.
          Todo o trabalho do Sistema Pedagógico Semear deverá estar voltado para a formação integral do aluno, fazendo despontar cada vez mais a consciência da cidadania plena, caracterizada pela responsabilidade e pelo cumprimento de direitos e deveres.