PROJETO SSRV

Projeto Semeando Solidariedade e Resgatando Valores

O SISTEMA PEDAGÓGICO SEMEAR desenvolve o Projeto Institucional “Semeando Solidariedade e Resgatando Valores”, junto a comunidade escolar desde de 2004.

Semeando Qualidade de Vida

São realizadas Palestras e trabalhos de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e cuidados com nossa saúde por meio de alimentação saudável e exercícios físicos. Para isso, desenvolvemos o projeto ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e distribuímos folhetos tratando de temas como obesidade, caminhada, pressão arterial, meio ambiente.

Semeando Trabalho

Procuramos encaminhar as pessoas desempregadas que nos procuraram divulgando os seus trabalhos (jardineiro, faxineiras, digitadores, professores de aula particular,…etc)
Fazemos um trabalho em parceria com o SINE (Sistema Nacional de Emprego).
É importante reforçar que todo o projeto é desenvolvido dentro de sala de aula por todos os educadores.

Semeando Vida

Temos uma parceria com o HEMOMINAS, enviamos pessoas para doar sangue aos sábados em Belo Horizonte. Para conseguirmos os doadores, nossos alunos, com apoio dos educadores, fazem um trabalho de conscientização das pessoas nos supermercados, escolas, faculdade. etc., sobre a importância de se doar sangue.

Semeando Paz

A cada mês uma palavra é refletida por toda a equipe da escola num trabalho multidisciplinar. Palavras já trabalhadas AMOR, SOLIDARIEDADE, PAZ, ESPERANÇA, RESPEITO, HUMILDADE, JUSTIÇA, COMPREENSÃO, AMIZADE, DIVERSIDADE, PRECONCEITO, FÉ dentre outras.

Semeando Esperaça

Oferecemos aos alunos a CATEQUESE e CRISMA na escola pois a religião predominante é a católica.

Semeando Alegria

Contamos histórias para os alunos de nossa escola e de outras escolas da comunidade inclusive zona rural levando alegria e diversão. Visitamos também creches e asilos. São apresentados também pelos alunos teatro e música.

Criamos o “Coral Semear Cantando” que se apresenta voluntariamente em eventos, escolas, asilo, comércio e praças.

Semeando Solidariedade

Todas as turmas da escola do maternal I ao Ensino Médio adotam uma família e se tornam responsáveis por ela oferecendo alimentação, roupas e outros, de acordo com a necessidade. Cada turma tem a sua família e hoje somos responsáveis por 13 (treze) famílias. Preenchemos uma ficha para controle das necessidades das famílias por meio da qual verificamos se as crianças foram vacinadas, se frequentam a escola, se precisam de algum material de construção, etc. Todos os alunos da escola vão pessoalmente entregar a sua cesta. Temos pais e motoristas da comunidade que são parceiros da escola e nos ajudam com o transporte até a casa das famílias. Quando alguma família consegue uma situação financeira melhor escolhemos uma nova família a ser adotada.

LER ARTIGO DO JORNAL CIRCUITO - PARABENIZANDO O SISTEMA PEDAGÓGICO SEMEAR