Em 1998, em uma casa alugada na Rua Tocantins, Bairro do Jota, as educadoras Conceição Maria Parreiras Lamounier, Maria Beatriz de Campos Teixeira Neves Monteiro e Tânia Aparecida Campos Martins com visão projetada para o futuro, fundaram a escola denominada SISTEMA PEDAGÓGICO SEMEAR, começando suas atividades escolares no dia 03 de agosto de 1998 com 15 alunos, atendendo à modalidade de Educação Infantil.

Em menos de 2 meses a demanda de alunos aumentou de 15 para 40 alunos, e a casa já não mais comportava a escola, mudando de endereço para um espaço mais amplo e confortável, em um prédio situado à Rua Dr. Victor de Freitas, nº 133, no Centro de Brumadinho. Neste mesmo ano, fecharam o ano letivo com 55 alunos.

Já em 1999, foi implantado, de forma imediata, os primeiros anos do Ensino Fundamental, com o total de 98 alunos. No ano de 2000 implantou-se de forma gradativa o 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. Em 2001, 7º ano e em 2002, 8º ano.
          Atualmente a escola funciona atendendo as modalidade do Maternal II ao Ensino Médio, atendendo mais de 510 estudantes, vindos de toda a região de Brumadinho.
          O Sistema Pedagógico Semear, busca a cada dia melhorar e aperfeiçoar a qualidade da sua estrutura, tanto física quando pedagógica, visando atender com eficácia e eficiência os seus alunos, familiares e comunidade.
          A escola tem como missão educacional promover condições que contribuam para a formação integral de seus alunos. Além de se preocupar com o conhecimento adquirido pelo aluno, se preocupa principalmente com a formação humana/social. Para tanto, desenvolve desde 2004, o Projeto Institucional “Semeando Solidariedade e Resgatando Valores”.
          O Sistema Pedagógico Semear, vem há mais de 25 anos “estimulando o educando à construção do conhecimento” com suporte de uma equipe de profissionais competentes, que buscam o crescimento profissional a cada dia.