No ano de 1998, em uma casa alugada à Rua Tocantins, Bairro do Jota, as sócias Conceição Maria Parreiras Lamounier, Maria Beatriz de Campos Teixeira Neves Monteiro e Tânia Aparecida Campos Martins com visão projetada para o futuro, fundaram a escola denominada SISTEMA PEDAGÓGICO SEMEAR, começando suas atividades escolares no dia 03 de agosto de 1998 com 15 alunos, atendendo à modalidade de Educação Infantil.
Em menos de 2 meses a demanda de alunos aumentou para 40 alunos e a casa já não mais comportava a escola. Foram obrigadas, então, a mudar para o prédio situado à Rua Dr. Victor de Freitas, nº 133, Centro – Brumadinho/MG. Encerraram o ano com 55 alunos. No próximo ano, implantou-se de forma imediata as primeiras séries do Ensino Fundamental com o total de 98 alunos. No ano de 2000 implantou-se de forma gradativa a 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Em 2001, 7ª série e em 2002, 8ª série.
Atualmente a escola funciona atendendo as modalidade do Maternal I ao Ensino Médio, com o total de 380 alunos.
A escola busca a cada dia melhorar e aperfeiçoar a qualidade do seu trabalho educacional visando atender com eficácia e eficiência os seus alunos e familiares.
O Sistema Pedagógico Semear tem como missão educacional promover condições que contribuam para a formação integral de seus alunos. Além de se preocupar com o conhecimento adquirido pelo aluno se preocupa principalmente com a formação humana. Para tanto, desenvolve desde 2004, o Projeto Institucional “Semeando Solidariedade e Resgatando Valores”.
O Sistema Pedagógico Semear vem há 16 anos estimulando o educando à construção do conhecimento com suporte de uma equipe de profissionais competentes, que buscam o crescimento profissional a cada dia.

A Instituição Escolar tem hoje, como sócias proprietárias:

Proposta Pedagógica

O Sistema Pedagógico Semear acredita que a Escola deve ser um espaço de AÇÃO PEDAGÓGICA; preocupado com os princípios de uma educação libertadora, contextualizada e problematizadora, dialogal, que ajude o aluno a se desenvolver, a se descobrir, tornando-se cada vez mais independente e criativo.

As nossas ações pedagógicas estão sempre voltadas para a realidade, valorizando as manifestações individuais e sociais, isto é, levando em consideração o desabrochar de cada um (diferenças individuais) bem como as experiências pessoais e os valores das “vivências” em grupo.

O conjunto de ações deverá influenciar e conduzir à SOCIALIZAÇÃO, marcada pelo respeito entre todos, promovendo cada vez mais a confiança e a participação da família no processo educacional e na vida da escola.
Numa dinâmica envolvente, voltada para o crescimento global, os temas e assuntos propostos serão trabalhados sob a forma de projetos, através dos quais atingiremos os conteúdos propostos.

Respeitando etapas e valorizando o lúdico, queremos despertar no aluno o gosto pelo saber, pela descoberta na construção do conhecimento.
A construção do conhecimento não se dá de forma mágica ou estanque. É um processo que vai da observação à apropriação, do sentir ao experimentar, da elaboração ao domínio.

Cabe à escola oferecer estímulos, provocar o interesse, valorizar experiências, para que ocorra a construção de novos conhecimentos, de forma prazerosa e alegre.
Todo o trabalho do Sistema Pedagógico Semear deverá estar voltado para a formação integral do aluno, fazendo despontar cada vez mais a consciência da cidadania plena, caracterizada pela responsabilidade e pelo cumprimento de direitos e deveres.