No dia 12 de junho de 2025, os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio do Sistema Pedagógico Semear participaram de uma enriquecedora visita técnica aos municípios de Bonfim e Belo Vale, em uma atividade conduzida pela professora de História, Alessanda Menezes. A proposta teve como objetivo ampliar o repertório cultural, histórico e social dos estudantes, promovendo a integração entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e vivências concretas em nosso território.
Durante o passeio, os estudantes visitaram fazendas históricas, templos religiosos e museus que compõem parte significativa do patrimônio cultural de Minas Gerais. Entre os pontos do roteiro, destacam-se a Fazenda Palestina (Bonfim), o Santuário do Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Museu do Escravizado (Belo Vale) e uma visita externa à Igreja de Santana, em Santana do Paraopeba.
A experiência permitiu aos estudantes compreenderem aspectos econômicos, sociais e religiosos do Brasil colonial, refletirem sobre a memória da escravidão e suas marcas no presente, além de valorizar a história local e regional como parte fundamental da formação cidadã.
Agradecemos à equipe pedagógica, especialmente à professora Alessanda, e a todos os envolvidos na realização dessa experiência formativa, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento acadêmico e humano dos nossos estudantes.
No dia 29 de maio de 2025, os(as) estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais viveram uma experiência inesquecível durante a visita pedagógica ao Instituto Inhotim, em Brumadinho/MG. A atividade, conduzida pela professora Alessanda (História) e pela coordenadora Jaqueline Sales, teve como objetivo integrar conhecimentos históricos, ambientais e artísticos em um espaço que é símbolo de cultura e natureza na nossa cidade.
Durante o percurso, nossos estudantes exploraram o viveiro de plantas, visitaram as galerias de arte contemporânea e participaram de conversas significativas sobre a história e o patrimônio de Brumadinho. A proposta da visita foi não apenas aprender com os espaços e exposições, mas também ressignificar o olhar sobre o território em que vivemos, reconhecendo sua riqueza cultural e ecológica.
Além do aprendizado, o momento também proporcionou integração entre os colegas, descobertas sensoriais e reflexões importantes sobre arte, paisagem e identidade.
Agradecemos às famílias pelo apoio e à equipe envolvida na organização dessa atividade, que reforça o compromisso do Sistema Pedagógico Semear com uma educação viva, conectada ao mundo real e atenta às potencialidades do nosso entorno.
No dia 07 de maio, os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Sistema Pedagógico Semear participaram da PUC Aberta – Mostra de Profissões da PUC Minas, realizada no campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.
A visita proporcionou aos estudantes uma imersão no universo acadêmico e profissional, com a oportunidade de conhecer de perto os cursos oferecidos pela universidade, tirar dúvidas com professores e alunos da instituição e participar de oficinas, experimentos e atividades interativas nas diversas áreas do conhecimento.
A experiência foi enriquecedora, despertando o interesse dos estudantes por diferentes áreas e ampliando suas perspectivas sobre o futuro profissional. Além disso, o contato direto com a estrutura universitária contribuiu para fortalecer a autonomia e a reflexão sobre as escolhas de carreira.
Eventos como este reforçam o compromisso do Sistema Semear em oferecer vivências significativas que orientam e inspiram nossos estudantes em suas trajetórias acadêmicas e pessoais.
O objetivo da visita à cidade de Ouro Preto foi aproximar os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental dos conteúdos estudados sobre o Período Colonial Brasileiro. Durante o passeio, os estudantes visitaram locais históricos como o Museu da Inconfidência, a Praça Tiradentes, igrejas em estilo barroco e antigas minas de ouro.
A visita foi importante para que os estudantes pudessem visualizar e compreender melhor temas como o Ciclo do Ouro, o trabalho escravo, a Inconfidência Mineira e as expressões artísticas do Barroco e Rococó.
Essa atividade contribuiu para a formação escolar ao permitir uma aprendizagem prática, conectando os conteúdos de História à realidade dos espaços visitados, além de estimular a valorização do patrimônio histórico e cultural do Brasil.
Os estudantes do 8º ano tiveram uma experiência incrível hoje ao visitarem o Museu de Morfologia da UFMG! Acompanhados pela professora de Ciências, Karla, eles mergulharam no universo fascinante da anatomia e da biologia, conectando teoria e prática de forma única.
Essa vivência despertou ainda mais a curiosidade e o interesse por aprender sobre o corpo humano e os mistérios da ciência!
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio participaram da Mostra de Profissões e Cursos da UFMG no Campus Pampulha. Foi uma oportunidade incrível para conhecer mais sobre as diversas opções de cursos oferecidos, conversar com professores e participar de oficinas e palestras. Uma experiência enriquecedora que ajudará muito na escolha das futuras carreiras! #MostraDeProfissões #UFMG #FuturoAcadêmico #EnsinoMédio #CampusPampulha
Estudantes do 7° ano tiveram a oportunidade de visitar Ouro Preto, para se apropriarem da riqueza cultural e histórica oferecida pela cidade .
A proposta do trabalho, feita pelos professores Geraldo, de História e Vandecarlos de Geografia complementa e enriquece conteúdos estudados , permitindo assim aprendizagem significativa.
Com o objetivo de apontar características de um ser vivo, identificar no ambiente em que os alunos vivem e estudam o que são seres vivos, os estudantes do 2º ano fizeram uma excursão à Fazenda Perobas para realizar um trabalho de campo e apontar a diversidade dos seres vivos existentes.