A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)  é uma aliança militar intergovernamental que constitui em um sistema de defesa coletiva através do qual seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização.  O OTAN 1999 é um comitê emergencial que busca deter abusos dos direitos humanos na guerra do Kosovo que é caracterizada por divergências entre o governo e os habitantes do Kosovo, que aumentaram em virtude da perda da condição da região do antigo império otomano, formando-se portanto uma guerrilha separatista. o comitê discutirá uma proposta para chegar a uma decisão acerca de possíveis intervenções militares, intermediadas pela OTAN.Os diretores responsáveis pelo comitê são Pedro Henrique Silva do segundo ano, Caio França e Amanda Cecília, ambos do terceiro ano.

DIRETORES

Amanda Cecília

Caio França

Pedro Henrique

Dossiê

Guia de Estudos

Guerra de Kososo: O que realmente aconteceu?

Ocorreu, na manhã da quarta-feira (10/04), o primeiro workshop preparatório do Comitê OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o CIDS 2019. Comandada pelo professor de Geografia, Marcelo Amaral, a palestra teve como tema “O que foi a guerra do Kosovo”, tendo o docente explanado sobre o ocorrido, de modo a dar mais detalhes sobre o assunto.

O professor explicou que a Iugoslávia possuía várias nações e, após a morte de “Tito”, um importante militar que comandava certos aspectos do país, essas nações começaram a lutar por independência. Além disso, ele esclareceu onde o conflito realmente ocorreu, mostrando quais países estavam relacionados a essa guerra, bem como o posicionamento de cada um diante de tal questão.

Relacionando o tema do workshop com o do comitê, o palestrante falou também sobre o posicionamento da OTAN à frente da situação de guerra. Explicando também como essa organização representava os interesses ocidentais, abordando ainda sua relevância dentro do contexto de conflito armado.

Para finalizar, o educador exibiu um vídeo que explicava as questões do conflito e mostrou os diferentes pontos de vista sobre o que se passou, assim como a situação da região na época do combate em que a guerra ocorria. O vídeo apresentou também como as pessoas que ali viviam sentiam-se em meio aquele contexto.

Redação: Ágora News

Lívia Cordeiro e Maria Eduarda Moreira

"Direitos humanos e humanitários: Contrários ou Complementares?"

Aconteceu, na última quarta-feira (15/05), o segundo workshop preparativo para a Comissão Interna de Diplomacia Semear 2019 (CIDS). No comitê OTAN, a palestra foi proferida pelo professor de Sociologia e Filosofia, Helton Lucas, que abordou o tema: “Direitos humanos e direitos humanitários”.

Inicialmente, o professor procurou explicar a diferença entre direitos humanitários e direitos humanos, deixando claro que as duas ideias se complementam. Para isso, ele utilizou alguns exemplos de situações de onde, quando e como são aplicados esses direitos, um dos principais tópicos de sua palestra. Ele também relacionou os conflitos entre EUA e URSS e as bombas de Hiroshima e Nagasaki com o tema do workshop, usando isso para exemplificar e complementar sua apresentação.

Os alunos mostraram-se bastante participativos e interessados no assunto, desenvolvendo também uma discussão com a professora de Filosofia, Gabriela, que teve uma participação bem importante dentro da palestra. Durante todo o discurso, o docente levantou questões polêmicas que intrigaram muitos alunos, que se envolveram ainda mais com tema com a chegada da professora.

Após algumas discussões, que efetivaram acréscimos substanciais, o professor Helton finalizou sua fala e deixou os alunos na expectativa de como serão os debates no dia do CIDS. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o assunto do comitê, tendo assim uma melhor base de como serão as discussões nos debates oficiais.

Redação: Ágora News