LER ARTIGO – JORNAL CIRCUITO

PROJETO INSTITUCIONAL

“Semeando Solidariedade e Resgatando Valores”

Clique aqui e baixa a apresentação.

O PROJETO SEMEANDO SOLIDARIEDADE E RESGATANDO VALORES SE DIVIDE EM 7 SUBTEMAS:

organograma

1-SEMEANDO SOLIDARIEDADE

Todas as turmas da escola do maternal 2 a 8ªsérie adotam uma família e se tornam responsáveis por ela oferecendo alimentação, roupas e outros, de acordo com a necessidade. Cada turma tem a sua família e hoje somos responsáveis por 13 (treze) famílias. Preenchemos uma ficha para controle das necessidades das famílias através da qual verificamos se as crianças foram vacinadas, se freqüentam a escola, se precisam de algum material de construção, etc. Todos os alunos da escola vão pessoalmente entregar a sua cesta. Temos pais e motoristas da comunidade que são parceiros da escola e nos ajudam com o transporte até a casa das famílias. Quando alguma família consegue uma situação financeira melhor escolhemos uma nova família a ser adotada.

2-SEMEANDO ESPERANÇA

Criamos um GRUPO DE ORAÇÃO e rezamos todas as terças-feiras na residência de nossos alunos e seus familiares e da comunidade.
Oferecemos também a CATEQUESE e CRISMA na escola.

3-SEMEANDO VIDA

Temos uma parceria com o HEMOMINAS e com o apoio da Secretaria de Saúde de Brumadinho, que nos oferece o transporte, enviamos pessoas para doar sangue aos sábados em Belo Horizonte. Para conseguirmos os doadores, nossos alunos, com apoio dos educadores, fazem um trabalho de conscientização nos supermercados, escolas , faculdade.
etc., sobre a importância de se doar sangue.

4-SEMEANDO PAZ

A cada mês uma palavra é trabalhada por toda a equipe da escola num trabalho multidisciplinar. Palavras já trabalhadas AMOR, SOLIDARIEDADE, PAZ, ESPERANÇA, RESPEITO, HUMILDADE, JUSTIÇA, COMPREENSÃO, AMIZADE, dentre outras.
5-SEMEANDO QUALIDADE DE VIDA

São realizadas Palestras e trabalhos de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e cuidarmos melhor da nossa saúde por meio de alimentação saudável e exercícios físicos. Para isso, desenvolvemos o projeto ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e distribuímos folhetos tratando de temas como obesidade, caminhada, pressão arterial, meio ambiente.

6-SEMEANDO ALEGRIA

Contamos histórias para os alunos de nossa escola e de outras escolas da comunidade inclusive zona rural levando alegria e diversão. Visitamos também creches e asilos. São apresentados também pelos alunos teatro e música.

7-SEMEANDO TRABALHO

Procuramos encaminhar as pessoas desempregadas que nos procuraram divulgando os seus trabalhos (jardineiro, faxineiras, digitadores, professores de aula particular, etc)
Fazemos um trabalho em parceria com o SINE (Sistema Nacional de Emprego).
É importante reforçar que todo o projeto é desenvolvido dentro de sala de aula por todos os educadores.

Este projeto favoreceu o trabalho voluntário já desenvolvido por nossos alunos e Equipe Semear desde a fundação desta Instituição Escolar.
Nosso objetivo é dar continuidade ao mesmo, envolvendo ainda mais a participação das famílias.
O Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário, parceiro da UNESCO, reconhece e certifica o Sistema Pedagógico Semear pelo Projeto que vem sendo desenvolvido: “SEMEANDO SOLIDARIEDADE E RESGATANDO VALORES.”
fotocomtextos